Passeio Ecológico na Lagoa da Tijuca
- ilhas da Barra

- 13 de mar. de 2019
- 2 min de leitura
Coluna do biólogo Marcelo Mello

O Passeio Ecológico na Lagoa da Tijuca é realizado desde 2009 dentro de uma Balsa e já recebeu pessoas de vários lugares do Brasil e do mundo.
O resultado do passeio para os que participaram é surpreendente, todos ficaram impressionados com as belezas naturais e com o conteúdo das informações passadas. Este passeio é uma importante atividade de ecoturismo que objetiva o enriquecimento ecológico e a preservação ambiental.
O Ecoturismo é uma atividade fundamental para o reconhecimento dos personagens que compõem a biodiversidade local, o passeio aproxima o indivíduo aos componentes naturais que compõem este cenário tão significativo para a Natureza carioca. Na Lagoa da Tijuca, entre as ilhas ainda encontramos espécies raras e algumas até ameaçadas de extinção: Jacarés, Capivaras, Garças-Brancas e Azuis, Colhereiros-rosas, Martins-pescadores, Socós pequeno e grande, Tucanos-de-Bico-Preto entre outros. Também podemos apreciar uma vegetação de manguezal compondo as margens da Lagoa com suas raízes aéreas e imponentes, Aguapés, Aroeiras, e outras árvores formando Bosques e lindas áreas verdes enriquecendo o cenário natural.
No passeio abordamos temas de conhecimento ecológico para explicar a importância da conservação deste patrimônio, apontamos também os danos que o desenvolvimento urbano vem causando aos ecossistemas locais e as soluções que podem ser feitas para que possamos dar continuidade ao desenvolvimento sustentável da região. A relevância desta atividade está intrinsecamente ligada ao crescimento econômico e natural da cidade.
Os animais e vegetais que aparecem precisam ser conhecidos para que todas as pessoas que participarem deste incrível passeio passem a ser multiplicadores da preservação ambiental local, nossos descendentes certamente merecem ver e conhecer o que ainda existe, mas sem dúvida aqueles que mais precisam são as espécies que habitam a milhares de anos estes espaços, sem a nossa presença e ações eco sustentáveis eles podem desaparecer.
Marcello Mello
CRBio 48.285-02
Informações: 96544-9589 / 99125-5755



Comentários